Os Relatórios Técnicos Socioassistenciais (RTS) são instrumentos fundamentais do SUAS, elaborados para atender às demandas dos Sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Eles têm o objetivo de sustentar ética, técnica e metodologicamente o trabalho dos profissionais da Assistência Social, fortalecendo as ações de proteção e prevenção voltadas a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou violação de direitos. Essa capacitação tem como propósito qualificar a atuação dos agentes públicos do SUAS, reafirmando suas atribuições legais nas áreas de proteção social, defesa e garantia de direitos e vigilância das situações de desproteção. Além disso, busca aprimorar o diálogo entre os profissionais do SUAS e os representantes dos Sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos. Ao final, espera-se que essa formação contribua para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, onde todas as pessoas tenham seus direitos respeitados, melhores condições de vida e oportunidades para desenvolver seus potenciais e realizar seus sonhos.
Os Relatórios Técnicos Socioassistenciais – RTS são documentos produzidos no âmbito do SUAS visando responder às requisições dos Sistemas de Justiça – SJ e de Garantia de Direitos – SGD, destinados a dar sustentação ética, técnica, política e metodológica aos agentes públicos na sua formulação e demarcação do campo de atuação da Política Pública de Assistência Social, dando concretude ao caráter técnico e metodológicos de atuação e das provisões no âmbito do SUAS. Assim, eles visam alcançar e demonstrar o trabalho social para o fortalecimento do caráter protetivo e preventivo das famílias e dos indivíduos, que vivenciam vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais e violação de direitos. Esta capacitação visa respaldar a atuação dos agentes públicos da Assistência Social, ratificando as atribuições legais definidas em normativas nacionais, principalmente aquelas que afirmam as funções de proteção social, de defesa e garantia de direitos e de vigilância de desproteção social das famílias e dos indivíduos atendidos e acompanhados no âmbito do SUAS. Além disso, ela busca aprimorar o diálogo entre os agentes públicos do SUAS e dos Sistemas de Justiça e de Garantia e defesa de Direitos. Por fim, ao final desta capacitação, que ela possa contribuir com os agentes públicos, para que avancemos na direção de um padrão societário mais justo e solidário, para que as famílias e indivíduos, protegidos no SUAS, tenham melhores condições de vida, oportunidades para realizar seus potenciais e sonhos e, ainda, contribuir para a construção de uma sociedade em que todas e todos, sem violações de direitos, sem discriminação, sem preconceito e mais inclusiva, que seja um compromisso coletivo de todos os agentes públicos que integram o maior Sistema de Proteção Social do SUAS.

Palestrante e Consultora em Assistência Social e Criança e Adolescente
Assistente Social pela PUC MINAS; Especialista em Serviço Social e Serviço Social aplicado ao Poder Judiciário pela PUC MINAS; Especialista em Criminologia pela ACADEPOL/MG; Especialista em Mediação de Conflitos; Técnica Judiciária Aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG, de 1994 a 2016; Professora da PUC MINAS, 2000 a 2015, nas áreas de Assistência Social, Criança e Adolescente e Instrumentais Técnicos Operativos do Serviço Social. Atuou como Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, em Matozinhos/MG, de 2016 a 2019. Expertise na realização de formação profissional, para nível superior e médio, nas áreas da Criança e do Adolescente e Assistência Social e consultoria em políticas públicas sociais.
Certificado de 6 Horas/Aula
Tipo de Serviço
Capacitação
Modalidade
presencial
Carga Horária
6 horas
Local
Cascavel/PR
Edifício EXXA – R. Pres. Bernardes, 2009 – 2° andar – Centro, Cascavel-PR
Data e Horário
18 de novembro de 2025
09h às 12h das 13h30 às 16:30h