
MDS inaugura a Inovateca Simone Albuquerque, resgatando história e memória social
Após um período de abandono, a antiga biblioteca do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ganhou vida nova.
Após um período de abandono, a antiga biblioteca do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ganhou vida nova. Nesta quarta-feira (4), foi inaugurada a Inovateca Simone Albuquerque, um espaço modernizado que resgata a história e fortalece a memória das políticas públicas brasileiras.
Desativada no ano passado, a biblioteca estava com seu acervo trancado em caixas e acumulando poeira no porão. Agora, o local foi reorganizado e revitalizado, trazendo à luz pesquisas, documentos e troféus que narram as conquistas e os desafios enfrentados ao longo dos anos.
A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, destacou a importância do espaço: “Quando você destrói a memória, você destrói a possibilidade de pensar em um futuro melhor. Hoje, celebramos a recuperação de um espaço fundamental para todos nós.”
O ministro Wellington Dias enfatizou o esforço conjunto para reconstruir a biblioteca e agradeceu às equipes envolvidas: “Este espaço é fruto de muito trabalho. Que ele nos inspire a seguir aperfeiçoando nossas políticas públicas.”
Com o apoio da Enap e da UnB, a Inovateca ganha uma nova identidade, sendo descrita pela reitora da UnB, Rozana Naves, como um símbolo de humanidade e perspectiva de futuro. Parte do acervo será disponibilizada virtualmente, democratizando o acesso ao conhecimento.
Homenagem
O espaço leva o nome de Simone Albuquerque, servidora do MDS que teve papel essencial na construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Natural de João Monlevade (MG), Simone dedicou sua vida à assistência social, deixando um legado reconhecido em todo o país.
A Inovateca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no térreo do MDS.



