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Mobilização Nacional busca identificar pessoas desaparecidas com apoio do SUS e do SUAS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está coordenando a Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, uma ação de grande alcance que busca localizar e identificar pessoas desaparecidas por meio da integração entre os sistemas de Segurança Pública, Saúde (SUS) e Assistência Social (SUAS).

A iniciativa está estruturada em três etapas: a primeira consistiu na coleta de DNA de familiares entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, mobilizando forças-tarefa em todo o território nacional. A segunda etapa, em curso, foca na identificação de pessoas vivas acolhidas em instituições de saúde e assistência social que não possuem documentação, por meio da coleta de DNA e impressões digitais.

Para facilitar esse processo, foi lançada uma cartilha orientadora, com o objetivo de auxiliar profissionais do SUS e SUAS a solicitarem o apoio das instituições de Segurança Pública na identificação de pessoas acolhidas com identidade desconhecida. A ação reforça o compromisso intersetorial com os direitos humanos e a reunificação familiar, respeitando a vontade da pessoa acolhida.

📘 Baixe a cartilha completa: “Como o SUS e SUAS podem solicitar a Identificação de uma Pessoa com Identidade Desconhecida? 🔎 Para mais informações, pontos focais por estado e vídeo explicativo: 👉 https://www.gov.br/mjsp/pt-br/assuntos/desaparecidos

 
 
 

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