
CAPACITAÇÃO
Capacitação
A dimensão coletiva e relacional no SUAS
14/08, das 9h às 13h
Presencial em Paulínia/SP
Presencial
Av. Engenheiro Roberto Mange, 710 - Alto de Pinheiros - Paulínia/SP
Capacitação com Certificação

Márcia Mansur
Sobre a Capacitação
A política de assistência social, estruturada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem como base a construção de vínculos, o fortalecimento de redes de solidariedade e a valorização da vida em comunidade. Nesse sentido, a dimensão coletiva e relacional constitui-se como um de seus eixos fundantes, sendo fundamental para a efetivação dos direitos socioassistenciais.
Mais do que um conjunto de serviços, o SUAS propõe práticas que reconhecem o indivíduo em sua inserção social, histórica e territorial. A ação profissional, especialmente nos Centros de Referência, deve promover o encontro, o diálogo e o reconhecimento da diversidade dos sujeitos, fomentando a participação social e a construção coletiva de estratégias de superação das vulnerabilidades.
Fortalecer a dimensão coletiva significa ir além do atendimento individualizado, promovendo espaços de convivência, grupos reflexivos e ações intersetoriais que ampliem o protagonismo dos usuários e a corresponsabilidade na proteção social. Do mesmo modo, o caráter relacional implica o investimento em vínculos éticos, afetivos e sociais que sustentam a cidadania e os direitos. Assim, reafirma-se que a assistência social, no marco do SUAS, é uma política pública que deve promover relações solidárias, processos coletivos de transformação social e o reconhecimento da potência dos sujeitos e dos territórios.
Objetivo
Nesta formação, você vai aprender estratégias para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, aplicar metodologias eficazes no atendimento do PAIF e PAEFI, potencializar a dimensão coletiva no Trabalho Social com Famílias e promover direitos e enfrentar vulnerabilidades nos territórios.
Público Alvo
Trabalhadores (CRAS e CREAS) e gestores do SUAS.
Sobre a Márcia Mansur
-
Psicóloga e professora com uma carreira dedicada à Psicologia Social e às Políticas Públicas;
-
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e especialização em Políticas Sociais pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
-
Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas;
-
Atualmente, é professora na Faculdade de Psicologia da PUC Minas, onde coordena o projeto de extensão “Articulando Redes, Fortalecendo Comunidades”. Este projeto, iniciado em 2012, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e autonomia de redes sociais em comunidades de Belo Horizonte, como Vila Cemig, São Gabriel e Lajedo;
-
Além de sua atuação acadêmica, desempenha um papel ativo no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), onde coordena a Comissão de Direitos Humanos;
-
Em suas funções, ela tem enfatizado a importância da Psicologia nas políticas públicas e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando as contribuições dos profissionais de Psicologia como atores sociais e políticos nessas áreas.


