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CAPACITAÇÃO

Capacitação
O Trabalho com Famílias no SUAS: Fundamentos, Prática Profissional e Compromisso Ético-Político na Proteção Social

 

30/07, das 9h às 16h30

Presencial em Araçatuba/SP


Presencial
Araçatuba Plaza Hotel - R. General Glicério, 233 – Centro – Araçatuba/SP


Capacitação com Certificação

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Helena Mara

Sobre a Capacitação

A família ocupa um lugar central na política de assistência social, sendo considerada sujeito de direitos e foco das ações de proteção e cuidado no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) reconhece a diversidade das configurações familiares – como famílias monoparentais, homoafetivas e ampliadas – e propõe um atendimento que respeite  essas múltiplas  formas  de  organização, buscando fortalecer  os vínculos familiares e comunitários.
 

No contexto das proteções sociais, a família é vista como um espaço fundamental de apoio e cuidado, mas que, por si só, não deve ser responsabilizada integralmente pelas necessidades de seus membros. Nesse sentido, a intersetorialidade torna-se essencial como estratégia para garantir o atendimento integral às famílias, articulando políticas públicas de diferentes áreas como saúde, educação, habitação e assistência social.



Objetivo

O trabalho social com famílias no SUAS se concretiza principalmente por meio das ações do PAIF nos CRAS e dos atendimentos no CREAS, voltados para famílias em situação de vulnerabilidade ou com direitos violados. Ferramentas como o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF) são utilizadas para orientar o atendimento individualizado e promover a autonomia das famílias, com registros e monitoramento constantes que permitem avaliar a eficácia das intervenções.

Por fim, é fundamental refletir sobre os desafios da atuação profissional, superando uma visão familista que transfere às famílias toda a responsabilidade pelos cuidados. O compromisso ético-político dos profissionais do SUAS deve estar pautado na defesa dos direitos sociais, no respeito à diversidade familiar e na promoção de práticas que enfrentem desigualdades e fortaleçam a cidadania. 

 

Público Alvo

Trabalhadores do SUAS (gestores, técnicos e equipes de referência).

Sobre a Helena Mara Dias Pedro


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023), possui mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2009); possui Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa (2015) e Pós-graduação em Serviço Social Contemporâneo: questão social, planejamento de gestão de políticas sociais (2007) pela Universidade Federal Fluminense; graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2005).

Tem experiência profissional na docência como coordenadora de curso e professora em diversas disciplinas do curso de graduação em Serviço Social. Atuou no curso de Pós-Graduação da UFMG-NESCON Estratégia em Saúde da Família e Pós-graduação em Serviço Social da PUC Minas. Possui experiência de atuação na política de Assistência Social e na proteção de média complexidade.

Atua como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) desde 2022 e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional (GETAE) desde 2019. Atualmente é assistente social na Diretoria de Assistência Estudantil do IFMG, bolsista do Programa Autonomia e Renda Petrobras-IFMG e parecerista ad hoc de revistas científicas na área da Educação e do Serviço Social.

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